quinta-feira, 18 de março de 2010

Feliz Dia Internacional da Mulher!

O texto poético abaixo, distribuído a funcionárias da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, fala por si só da importância da data, da sensibilidade da Administração Municipal e da oportunidade da exaltação de tais valores pelo autor, administrador e poeta Paulo Batista Machado

                                                                                    8 de março de 2010, por ascom 

Mulher…


Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar

Mulher

Que luta pelos seus ideais
Que dá a vida pela sua família

Mulher

Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço

Mulher

Que chora e que ri
Mulher que sonha…
Tantas Mulheres, beleza únicas, vivas
Cheias de mistérios e encanto

Mulheres que devem ser lembradas
Amadas, admiradas todos os dias…

Para você, Mulher tão especial…


Paulo Batista Machado – Prefeito
Aurélio Soares - Vice-Prefeito

MULHER CONQUISTA

O Dia Internacional da Mulher em Senhor do Bonfim foi marcado por festas e poesias. Além dos textos poéticos citados pelo prefeito Paulo Batista Machado, o Vice-Prefeito Dr. Aurélio Soares, o Presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Bernarde e o  Vereador Carlos de Tijuaçu, não faltou quem enviasse e-mails e tefonemas parabenizando a data festiva.

O texto acima foi enviado pelo poeta Luciano Jatobá que agraciou as mulheres bonfinenses com o o poema "Mulher Conquista".

Luciano, o nosso muito Obrigado!

Em Bonfim mulher desfilou com ícones épicos da liberdade do seu gênero

08/03/2010


A bem anunciada “Marcha das Mulheres” para este 8 de março foi de tirar o fôlego. “Isto não é a marcha comum, estamos na animação do ritmo carnavalesco”, disse a feliz Maria José Canário – conduzida à Coordenação do evento pela Secretária de Assistência Social, Fátima Brasileiro – às 4:15h, quando a marcha apenas saia da Praça Nova do Congresso.

Tinha razão Maria José. A mulherada, que minutos antes da largada recebera uma-a-uma um chocolate sonho de valsa, estava também armada de apitos, e os soprava de fazer inveja às buzinas dos estádios africanos. Sem demora, o carro de som disparou o samba de Benito Di Paula: Agora chegou a vez, vou cantar / mulher brasileira em primeiro lugar... (bis) E caminharam mesmo, cantando e sambando: Norte a sul do meu Brasil / Caminha sambando quem não viu / Mulher de verdade, sim, senhor / Mulher brasileira é feita de amor/...

Guiadas pelo carrão dos Bombeiros, viaturas da PM e dos programas sociais do município, elas estavam bem descritas pela composição “Mulheres” de Martinho da Vila. Eram ... de todas cores / De várias idades / De muitos amores /... Do tipo atrevida / Do tipo acanhada / Do tipo vivida / Casada carente / Solteira feliz / ... Mulheres cabeça / ... De guerra e de paz.

De Chquinha a Sulinha

Na chegada ao Centro Cultural, recebidas com água e maçã, lotaram o auditório para participarem da homenagem a quatro mulheres de qualidades excepcionais: Chiquinha Gonzaga, primeira fêmea a reger orquestra no Brasil, a ser pianista de choro e a compor uma marcha carnavalesca (Ô Abre alas, 1899); Irmã Dulce, pedia ajuda nas ruas de Salvador para suas obras de humanismo social de alimentação e cuidados médicos a pessoas desvalidas; e Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança e três vezes indicada para o Prêmio Nobel da Paz, pelo Brasil. De Bonfim, a homenagem foi para a saudosa Mãe Sulinha – dona Maria Soares da Silva – que será o nome do Centro de Referência da Mulher a ser inaugurado em poucos dias.

As manifestações do prefeito Paulo Machado, João Carlos Bernardes (Biro-Biro) e Carlos de Tijuaçu tinham conquistado todos os aplausos. Porém, no final, ainda hove gaz para aplaudir a comédia “Abc do Preguiçoso” interpretada por Zumar e Cia, selando a felicidade da mulher bonfinense no seu dia.

Governo Cuidando da Nossa Gente

Assessoria de Comunicação Social

Dados Estatíticos de Violência Contra a Mulher em Senhor do Bonfim-BA

ANO: 2009

Agressão física 269
Ameaças 426
Homicídio 01
TOTAL 696

ANO 2010*
Agressão física 69
Ameaças 92
Homicídio 01
TOTAL 162

NÚMERO DE OCORRÊNCIAS POR FAIXA ETÁRIA:
IDADE DOS AGRESSORES
masculinos 18 - 29 anos
femininas 18 – 29 anos

IDADE DAS VÍTIMAS
MULHERES 18 - 35
IDOSAS 60 OU +

NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Agressores Médio
Vítimas Médio

ETNIA
Agressores Parda
Vítimas Parda

*Estatística computada até 15 de março de 2010.

AGRESSÃO POR GÊNERO
Masculino 79%
Feminino 21%


Bairros com maior ocorrência de chamados 190
CENTRO MUTIRÃO BONFIM III
40% 30% 30%

Os dados acima referem-se à Violência Contra a Mulhr, no entanto, os casos que se enquadram na Lei de nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) só serão computados separadamente a partir do atendimento no Centro de Referência da Mulher - CRM.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O protagonismo dos movimentos sociais de mulheres no mundo inteiro alcançou significativas conquistas e apontou caminhos para a construção da equidade.

Em respeito a esta realidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu, em 2003, a Secretaria Especial para as Mulheres (SPM), como a primeira ação afirmativa dirigida às mulheres em seu gênero.

Outro grande avanço foi a criação da Lei Maria da Penha.
Esses avanços estão relacionados com toda a luta que as mulheres desenvolveram, especialmente a partir da década de 60, com o movimento feminista no sentido de adquirir maior liberdade e direitos iguais.

Sensibilizado com as lutas de gênero e com o advento do Centro de Referência da Mulher a Senhor do Bonfim, o Governo Cuidando da Nossa gente, através da Secretaria de Assistência Social, aplaudiu, laureado, mais um movimento festivo em comemoração às mulheres.

No último dia 08 de março o prefeito Paulo Batista Machado, acompanhado de sua caravana de guerreiros, com apitos e buzinas, saiu em marcha pelas ruas da cidade ao som de uma banda de sopro, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para homenagear suas aguerridas compatriotas.

As ruas ficaram agitadas: “ô abre alas que eu quero passar” (Chiquinha Gonzaga) “Agora chegou a vez vou cantar/ mulher brasileira em primeiro lugar/ mulher de verdade sim, senhor/ mulher brasileira é feita de amor” (Benito Di Paula). Não faltou a alegoria de uma festa aos moldes do grupo “É Tempo de Viver!”, Projeto Municipal de Atendimento à Terceira Idade, que fez frente ao movimento em ritmo carnavalesco.

Rumo ao Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, a Caminhada terminou com a saudação honrosa que os homens fizeram para com suas consortes, em nome das quais, homenagearam as mulheres de Senhor do Bonfim, do Brasil e do Planeta. Para finalizar, todos assistiram a peça teatral "ABC do Preguiçoso, sob a direção de Zumar.

 "Parabéns, Maria josé, precisamos ter a coragem de arriscar para ver as coisas darem certo!" Cochichou dona Fátima no ouvido da amiga. Sábias palavras!

A organização do evento, através da Secretária de Assistência Social, Fátima Brasileiro e da equipe do CRM, por intermédio da coordenadora Maria José Alves, agradecem e parabenizam todas as pessoas que apóiam a luta dos movimentos feministas, especialmente às que se fizeram presentes na marcha das mulheres/2010 em Senhor do Bonfim-BA. A todas e a todos nossos sinceros agradecimentos.





Avante, mulher! Este mundo é todo teu! (equipe CRM)

segunda-feira, 15 de março de 2010

I Reunião de Articulação com o Território

I REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER.
Senhor do Bonfim-BA, 14 de janeiro de 2010

OBJETIVO DO ENCONTRO:
• Apresentar o projeto;
• Ratear as despesas da contrapartida do projeto (valor: 61.200,00);
• Formalizar pactuação entre os municípios;
• formar comissão pró-mulher com representantes de mulheres dos municípios pactuados.


RESPONSÁVEIS/articuladores: Maria José Ferreira Alves (representando a Secretaria de Assistência Social) e Monalisa Cardoso (representando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

TERRITÓRIO: Piemonte Norte do Itapicuru.

Municípios Convidados: Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim.

Órgãos Convidados: Associação Feminina, 19ª COORPIN, 6º BPM, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Defensoria Pública e Ministério Público.
Secretaria de saúde, Comissão dos Direitos Humanos, SETRE, Ongs não governamentais.

Entidades Não Governamentais Presentes (a convite dos Municípios): Associação Feminina de Pindobaçu, Associação CEB’s de Campo Formoso e Conselho Comunitário de Segurança Pública de Senhor do Bonfim.

Número de participantes: Trinta pessoas.

Nível de Interesse dos municípios: Todos os municípios presentes foram favoráveis à pactuação e se mostraram abertos à negociação.

Próximo Encontro: dia 26/01/20010 no Centro cultural às 8:30h.

Luta: esta é uma luta que dista anos anteriores, no entanto, foi durante audiência Pública convocada pela Secretaria de Segurança Pública em marco de 2009 com a presença da Superintendente da Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI – Valdecir Nascimento, que foi discutido e acordado com o prefeito atual a Implantação de um Centro de Referência para as Mulheres vítimas de Violência em Senhor do Bonfim-BA.

O encontro foi dirigido por Maria José representando a SEMAS e Monalisa representando o CREAS.

O Convênio de nº. 023/2009 foi firmado entre a SEPROMI/SPM (Superintendência de Promoção e Igualdade do Estado da Bahia/Secretaria de Políticas para as Mulheres) e Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, assinado pelo Prefeito Paulo Batista Machado em 20 de novembro de 2009 e publicado do DOE em 21 e 22 de novembro do mesmo ano. O Convênio visa o apoio financeiro para o projeto do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência. Repasse de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) que já se encontra disponível. A contrapartida do Município é de R$ 61.200,00 (sessenta e um mil e duzentos reais).

O Centro já está sendo implantado (fase de implantação). Terá sede em Senhor do Bonfim e estará sendo inaugurado em abril do ano em curso.

Expectativas futuras: Casa Abrigo, Implantação de uma Delegacia de Apoio às Mulheres vítimas de violência.

PROJETO CENTRO REFERÊNCIA DA MULHER

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim-BA/Secretaria Municipal de Assistência Social

Projeto de Atendimento e Enfrentamento às Situações de Violência Contra a Mulher no Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Nome da Instituição Proponente: Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim-BA
Endereço: Praça Juracy Magalhães, 126 - Centro
Responsável pela Instituição: Paulo Batista Machado
Sítio Internet: www.senhordobonfim.gov.br

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Secretaria Municipal de Assistência Social
NOME DA SECRETÁRIA: Maria de Fátima Souza Brasileiro
População urbana: 55.293 habitantes e 17.218 na zona rural (IBGE-2007)
Nome da Instituição Concedente: Superintendência de Promoção e Igualdade (SEPROMI/SPM)

JUSTIFICATIVA DO PROJETO:
Nossa preocupação é facilitar a criação de uma rede territorial de proteção contra a violência à mulher. Consideramos que a complexidade do problema está associada à questão da construção social dos papéis masculinos e femininos e da desigualdade existente nas relações de gênero.

Entendemos, portanto, que os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência são de seriedade e valor fundamental. É fato que em nossa região a violência praticada contra a mulher tem raízes históricas tradicionalistas baseadas no domínio “machista”. No entanto, mesmo de forma tímida, os movimentos sociais da região têm se articulado no sentido de quebrar com o ciclo da violência de gênero silenciosa que vitimiza muitas das nossas mulheres e meninas, destacando-se pelo alto índice de violência física e sexual da região, dado que afeta as mulheres desde sua tenra idade, principalmente na zona rural que é desprovida de atenção das políticas públicas.

De certo, com a implantação de um Centro de Referência Territorial, será possível prestar apoio multidisciplinar para que as mulheres se encorajem a denunciar e buscar sua emancipação social, bem como estimular políticas públicas territoriais de enfrentamento à violência, de forma intersetorial.

OBJETIVOS DO PROJETO
Geral:
Implantar um Centro Territorial de Referência Especializado no atendimento à Mulher vítima de violência em Senhor do Bonfim, bem como implementar uma rede de serviços de atenção a esta população na área de abrangência do território

Específicos:
 Formar Comissão territorial Pró-Mulher;
 Prestar acompanhamento sistematizado;
 Fomentar uma Rede Territorial de proteção;
 Propor atividades de geração de renda;
 Elaborar campanha de prevenção;
 Elaborar diagnóstico territorial;
 Articular e sensibilizar a rede;
 Fortalecer e reconstruir a auto-imagem e auto-estima da mulher vitima da violência;
 Estimular o seu reconhecimento como cidadã de direitos.

METAS DO PROJETO
 Redução dos índices de violência contra as mulheres no território;
Duração do Projeto com os recursos firmado em convênio: 12 meses.

O Projeto de Atendimento e Enfrentamento às situações de violência contra a Mulher no Território do Piemonte Norte do Itapicuru estará sendo inserido no CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS.