quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aniversariante do dia

PARABÉNS À CONSELHEIRA DÁRIA CRISTINA A. MOTA DE MORAIS SOUSA


QUE NOS MOMENTOS DE ALEGRIA UMA LUZ SE ELEVE AOS CÉUS E UM ANJO DESÇA À TERRA ILUMINANDO OS SEUS CAMINHOS!


 DE: EQUIPE CRM

Salvador integra campanha mundial contra o câncer de mama


A campanha mundial Outubro Rosa contra o Câncer de Mama foi debatida na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (22), às 14h, no Centro de Cultura da Casa. A iniciativa foi do vereador Téo Senna (PTC) que desde o ano passado aderiu ao movimento através da sua página no twitter.


O Outubro Rosa visa enfatizar as iniciativas de enfrentamento ao câncer de mama, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce. “De acordo com o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), o câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde ocorrem a cada ano cerca de 50 mil novos casos, com cerca de 11 mil mortes decorrentes da doença”, esclarece Téo Senna. Ele acrescenta que a maioria dos óbitos é atribuída ao diagnóstico tardio. 

A campanha Outubro Rosa em Salvador chegou à capital baiana em 2009 por iniciativa do Naspec. O movimento deu seus primeiros passos em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). 
“Este ano, diversos cartões postais de Salvador, além de shoppings e hospitais, aderiram à causa, a exemplo do Elevador Lacerda, Shopping Barra, Hospital Santo Amaro, as esculturas Gordinhas de Ondina, entre outros”, diz Téo Senna. 

O Brasil começou a participar da campanha em 2008, com a iluminação cor de rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; da Pinacoteca, em São Paulo; da Ópera de Arame, no Paraná; do memorial de Juscelino Kubitschek e do Palácio Piratini, em Brasília; e da torre da Usina do Gasômetro, no Rio Grande do Sul. No mundo, a campanha iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris (França); e a Casa Branca, em Washington (EUA).

Mulheres concluem Plano de Ação Territorial / 2011

Concentradas no salão de reuniões da Associação Comercial, representantes femininas do território Piemonte Norte do Itapicuru elaboraram na manhã de hoje (26) o Plano de Ação 2011, que servirá de calendário básico para a atividade anual do Centro de Referência da Mulher (CRM). 

Status – Marcada por uma presença expressiva de pessoas de várias localidades, a reunião colocou em discussão pautas fundamentais ao desenvolvimento do CRM, com a aplicação de políticas públicas na região. Segundo a coordenadora Maria José Canário, uma das melhores decisões coletivas foi a de elaborar estatuto e regimento interno para a Comissão Territorial, de forma que a Comissão Territorial possa se habilitar e adquirir o status de Conselho de Direito. “Mesmo em Salvador ainda não existe uma comissão com essa categoria e nosso avanço pode servir de modelo para todo o estado”, comentou a coordenadora. A criação de um slogan para o CRM foi discutida, mas demandará mais pesquisas até a sua efetivação.   

Alívio – A importância da criação de um Conselho Municipal de Defesa da Mulher em cada cidade do Território foi debatida, haja vista que em todas elas existem mulheres constantemente vitimadas pela violência doméstica, constrangimentos e outras situações que a deixam ao desamparo. De acordo com Maria José, algumas cidades já estão tomando providência para implantar o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher. “A parceria está se desenvolvendo de maneira natural, em decorrência deste Centro Territorial”. Em Senhor do Bonfim, em seis meses de atividade o CRM prestou atendimento a 144 mulheres “aliviando a dor, elevando a auto-estima e promovendo emancipação, além da orientação para o enfrentamento dos conflitos familiares”. A quantidade de mulheres atendidas ultrapassa a média usual dos demais CRMs.

As ações desenvolvidas pelo CRM visam mobilizar e sensibilizar a população, principalmente a masculina. As campanhas de rua é uma das formas de sensibilização popular e é meta freqüente do CRM. É também uma metodologia de enfrentamento à violência, combate, prevenção e fortalecimento das políticas em favor das mulheres.

Datas comemorativas definidas no fórum de hoje:
·        Dias das Mulheres, 8 de Março;
·        Centenário de Maria Bonita, que acontecerá em março 2011;
·        Campanha do Laço Branco, maio, com a participação masculina;
·        Comemoração da Lei Maria da Penha dia 7 de Agosto;
·        Dia de Combate à Violência contra a Mulher, em dezembro;
·        Outubro Rosa, tido como “o sugestivo”, bastante defendido pelos programas de saúde da mulher.

Estiveram presentes os municípios de Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Filadélfia e Senhor do Bonfim; e as entidades: CRAS de Pilar, de Jaguarari, o Quilombola, de Igara, do Alto da Maravilha; Semas de Itiúba e de Filadélfia; Creas de Pindobaçu; secretarias de Educação de Senhor do Bonfim e de Jaguarari; Conselho de Segurança Pública/Senhor do Bonfim; Conselho da Mulher de Senhor do Bonfim; e Polícia Militar /Senhor do Bonfim. Presentes ainda as secretárias de Assistência Social de Filadélfia e a de Educação de Jaguarari.

O CRM conta com equipe de psicólogos, advogados e assistentes sociais, todos capacitados pela Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade). Funciona de segunda a sextas, das 8h ás 12h00 e à tarde das 13h ás 17h00, na Praça Juracy Magalhães, nº 6 (quase em frente à Catedral). Telefones 3541.4041 / 3541.5574. E o 180 (Central de Atendimento em Território Nacional). Endereços eletrônicos: mulhercrm@hotmail.com
 Blog: centrodereferenciadamulher.blogspot.com.

Por:               Governo Cuidando da Nossa Gente
    Assessoria de Comunicação Social



 No final do evento o grupo degustou de um brunch* que foi servido no próprio CRM.
* Lanche reforçado e nutritivo



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mulheres elaboram Plano 2011 com forte apoio de entidades sociais

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim


Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329

CNPJ Nº 13.988.308/0001-39

CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA

21/01/2011
O Centro Territorial de Referência da Mulher “Mãe Sulinha” discutirá no próximo dia 26 de janeiro às 9 horas, na sede da Maçonaria União e Fraternidade (próximo a Prefeitura) o seu Plano de Ação para 2011. De acordo com a coordenadora Maria José Canário, todos os integrantes da Rede Governamental de Atenção à Mulher participarão da elaboração da agenda anual. Ela relacionou outras 15 instituições da área públicas e da sociedade civil, situadas em Senhor do Bonfim e no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru que combatem a violência contra a mulher. Todas elas foram convidadas e garantem presença na construção do calendário anual, disse Canário.

“Para mudar a sociedade do jeito que a gente quer
Participamos ativamente sem medo de ser Mulher.”

Fazem parte da rede: CRAS, CREAS, CAPS, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Juizado de Menores, Conselho Comunitário Social de Segurança Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Comissão Territorial dos Direitos da Mulher, Comissão dos Direitos Humanos, Sociedade Civil e Mídia (rádio e televisão).

Governo Cuidando da Nossa Gente

Assessoria de Comunicação Social

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Projeto obriga SUS a pagar por cirurgia reparadora em mulheres agredidas

Projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a pagar por cirurgias plásticas de reparação em mulheres que têm sequelas de violência encontra-se na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A proposta, apresentada pelo deputado Neilton Mulim (PR-RJ), receberá decisão terminativaÉ aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.

De acordo com o projeto (PLC 112/09), os hospitais e os centros de saúde deverão informar às vítimas de violência sobre esse direito à reparação gratuita. O projeto também estabelece que as mulheres sejam encaminhadas, se necessário, a serviços especializados para complementação diagnóstica ou tratamento.

Ao justificar a proposição, Neilton Mulim ressaltou que a maioria dos casos de agressão às mulheres acontece com quem não pode pagar uma cirurgia plástica reparadora. Para o autor, o procedimento cirúrgico é importante, uma vez que as mulheres agredidas têm sua integridade física comprometida, o que também afeta sua autoestima.

No seu voto pela aprovação da matéria, a relatora na CDH, senadora Fátima Cleide (PT-RO), ressalta que, conforme informações da Sociedade Mundial de Vitimologia, o Brasil é o país em que as mulheres estão mais sujeitas à violência doméstica, entre 54 analisados. Fátima Cleide informou, ainda, que cerca de 40% desses casos geram lesões graves - como deformidade permanente e perda de membros. A maior parte, destacou a senadora, atinge a região da cabeça e do pescoço, especialmente o rosto.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Naquela comissão, o relator da matéria, senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), observou que uma cicatriz afeta a autoestima da mulher, especialmente quando se localiza na face ou em partes do corpo relacionadas a atributos de feminilidade e de beleza.

Iara Farias Borges / Agência Senado (04/01/2011 - 12h45)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CRM participa de reunião com Prefeita de Campo Formoso

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher participou nesta manhã de quinta-feira (06/12/2011) de mais uma importante reunião de cunho territorial.

A reunião aconteceu em Campo Formoso com a Prefeita Iracy Andrade que a recebeu de forma serena e respeitosa. A reunião teve por objetivo:

1. Firmar parceria entre a Prefeitura campoformosense e o Centro de Referência da Mulher por meio de convênio;

2. Consolidar as políticas públicas para as mulheres no município através da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; e

3. A nomeação de uma representante do poder público municipal para a composição da Comissão Territorial de Defesa dos Direitos da Mulher.
Senhor do Bonfim é o único município do Território do Piemonte Norte do Itapicuru com Conselho Municipal dos direitos da Mulher em atividade desde 2008, seguido de Andorinha (inativo) e Filadélfia (em fase de implantação).
No momento, os municípios estão se articulando e em breve esperamos que todos os municípios possam desfrutar de mais esta ferramenta em defesa dos direitos da mulher.

Em todas as solicitações a Prefeita se mostrou solícita e prometeu analisar cada caso com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por: Maria José Ferreira Alves (coord. CRM)