sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres aponta caminhos para mudanças

 Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA
29/09/11

Inserção e autonomia:
A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres resultou em importantes propostas nesta quinta-feira (29). Cerca de 270 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do Poder Público participaram da nova rodada de debates que visaram de forma ampla propor metas de desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres.

Os objetivos principais desta plenária que ocorreu na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim se referem a três pontos principais: a inserção das mulheres na política baiana; o enfrentamento à violência contra o gênero e a formação do 3º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Com o tema: Participação de Todas na Construção da Igualdade Social e de Gênero, a 2ª Conferência Municipal apontou a necessidade de propostas sobre os seguintes eixos: Autonomia e Desenvolvimento Sustentável; Educação Inclusiva; Saúde das Mulheres e Direitos Sexuais Reprodutivos; Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; Cultura, Comunicação e Mídia.
Resultados múltiplos – Maria José Canário, coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Mãe Sulinha) ressaltou algumas das principais propostas levantadas pelos congressistas que se relacionam a muitos setores sociais, tais como Saúde, Cultura e Política: “Propomos: dar autonomia às mulheres no direcionamento do IGB –Bolsa Família; dar atenção à prevenção do câncer de mama e ao aborto inseguro; reduzir a mortalidade da população feminina pelo câncer cérvico-uterino e o câncer de mama. Sugerimos também: trazer a Delegacia da Mulher para o município e programas de reeducação dos agressores; criar alianças partidárias femininas; supervisionar e coibir em eventos públicos músicas que depreciam a imagem das mulheres; promover mudanças culturais a partir de atividades igualitárias e valores éticos; estimular a participação das mulheres nos poderes Legislativo e Executivo, entre outras”.

Outras resoluções – Além disso, dos 60 delegada(o)s que foram eleitos na 1ª Conferência Municipal, 19 nomes foram sugeridas para representar o município na Conferência Territorial (com data e local a definir). Os 19 delegados são compostos por membros da sociedade civil (12) e do Poder Público (07).

O evento – A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres contou com o incentivo do Governo Cuidando da Nossa Gente. O evento foi coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Mãe Sulinha e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Na abertura houve apresentação das mulheres do Samba de Lata de Tijuaçu e da cantora Natalie Freitas. Presenciaram o evento o vice-prefeito de Senhor do Bonfim Aurélio Soares, representando o prefeito Paulo Machado, os secretários de governo Riana de Oliveira (Cultura), Auzeneide Nunes (Infraestrutura), Andreilto Almeida (Meio Ambiente), além da presidente do Conselho da Mulher de Senhor do Bonfim Neide Bezerra, da assessora- chefe da Semas Adriana Lima, que representou a secretária Fátima Brasileiro, Marly Carvalho, gerente da pasta de Proteção Especial de Juazeiro, que também fez uma belíssima palestra, Bernadedth Rocha, coordenadora do Território Piemonte Norte do Itapicuru, entre outras autoridades.

 




Governo Cuidando da Nossa Gente Assessoria de Comunicação