sábado, 17 de julho de 2010

CONQUISTAS HISTÓRICAS DE MULHERES NO BRASIL

Existem mulheres neste imenso mundo, mulheres de garra, batalhadoras, guerreiras, que lutam para fazer deste mundo um lugar melhor; as mulheres que deixaram sua história para servir de exemplo para as outras; as mulheres que fazem sua história no anonimato e que poucas pessoas são protagonistas de suas vidas.


Somos mães acima de tudo, sem intervalo para descanso, não importa o que temos que fazer que profissão seguir sempre fazemos com perfeição isso em qualquer parte do mundo.


As mulheres estão sempre em destaque na política ou no tapete vermelho do Oscar.


As brasileiras grandes atrizes, muito samba no pé, modelos maravilhosas sempre em destaque.




Algumas conquistas de mulheres brasileiras: 
1822: A imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil; 1885: A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga torna-se a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. 1879: As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior. 1887: Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. 1917: A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres. 1927: O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil - e na América Latina! 1980: Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata". 1983: Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade. 1985: Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP). Aprovada a Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).


Com a pretensão de fortalecer a democracia e promover a implementação de políticas públicas para as mulheres, o Governo Cuidando de Nossa Gente, através da Secretaria de Assistência Social, convida a todas as pessoas do Território Piemonte Norte do Itapicuru para a inauguração do Centro Territorial de Referência da Mulher, sediado na cidade de Senhor do Bonfim-BA.


Local: Centro de Referência da Mulher
Endereço: Praça Juracy Magalhães, 06 – Centro (ao lado da Catedral)
Data: 21 de julho de 2010
Horário: Às 16:00h (04 horas da tarde)


Curiosidade: Por que o Governo "Cuidando da Nossa Gente" escolheu a data 21 de julho para inaugurar o Centro de Referência da Mulher?
Porque dia 25 de julho é dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha e também dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. Portanto, a data 21 de julho foi a data mais aproximada nas agendas de governo para homenagear a mulher latino americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário