terça-feira, 27 de julho de 2010

Conclamação

O Centro de Referência "Mãe Sulinha", agradece todos os comentários postados neste Blog e se compromete com a causa das mulheres no sentido prestar os atendimentos e os acompanhamentos necessários àquelas que procuram este serviço na busca do alívio para suas dores e angústias.

C O N V I T E

                                    “A justiça é um sonho que deleita, a espera uma vigília que incomoda.”

                                                               (adaptado- Marquês de Maricá)

Tendo em vista as Políticas Públicas voltadas para a mulher e a implantação do Centro Territorial de Referência da Mulher, o Governo Cuidando da Nossa Gente, através Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência “Mãe Sulinha”,  convida todas as pessoas do Território Piemonte Norte do Itapicuru para participar da vigília pela PAZ que terá como objetivo principal o fortalecimento da Rede Territorial de Atenção à Mulher.

A vigília será realizada com a finalidade de reivindicar mais ação dos órgãos públicos junto ao Poder judiciário, a célere aplicação da lei Maria da Penha nos casos que, assim o teor requer, na promoção do alívio do sofrimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Território e pela PAZ.

  Tema: Vigília da PAZ
 Pelo fim da violência de gênero

Metodologia: Andando pelas ruas da cidade
Local de Saída: Praça Juracy Magalhães –Centro – Senhor do Bonfim-BA

Referência do local: Centro de Referência da Mulher, Catedral, Prefeitura

Data: 07 de agosto de 2010

Horário de saída: Às 19h00min (sete horas da noite)

Recursos a serem utilizados: Faixas, cartazes, fotografias, lamparinas...

(...) Deve haver um lugar dentro do seu coração/Onde a paz brilhe mais que uma lembrança/Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais/Encontrar o caminho da esperança.///Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens/Se fazendo irmão e estendendo a mão.///Só o amor, muda o que já se fez/E a força da paz junta todos outra vez/Venha, já é hora de acender a chama da vida/E fazer a terra inteira feliz.///Se você for capaz de soltar a sua voz/Pelo ar, como prece de criança/Deve então começar outros vão te acompanhar/E cantar com harmonia e esperança (...) (A Paz – Roupa Nova)

As mulheres têm direito à vida, à voz e viver com dignidade! Venha você também!Junte-se a esta causa!

sábado, 17 de julho de 2010

CONQUISTAS HISTÓRICAS DE MULHERES NO BRASIL

Existem mulheres neste imenso mundo, mulheres de garra, batalhadoras, guerreiras, que lutam para fazer deste mundo um lugar melhor; as mulheres que deixaram sua história para servir de exemplo para as outras; as mulheres que fazem sua história no anonimato e que poucas pessoas são protagonistas de suas vidas.


Somos mães acima de tudo, sem intervalo para descanso, não importa o que temos que fazer que profissão seguir sempre fazemos com perfeição isso em qualquer parte do mundo.


As mulheres estão sempre em destaque na política ou no tapete vermelho do Oscar.


As brasileiras grandes atrizes, muito samba no pé, modelos maravilhosas sempre em destaque.




Algumas conquistas de mulheres brasileiras: 
1822: A imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil; 1885: A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga torna-se a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. 1879: As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior. 1887: Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. 1917: A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres. 1927: O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil - e na América Latina! 1980: Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata". 1983: Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade. 1985: Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP). Aprovada a Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).


Com a pretensão de fortalecer a democracia e promover a implementação de políticas públicas para as mulheres, o Governo Cuidando de Nossa Gente, através da Secretaria de Assistência Social, convida a todas as pessoas do Território Piemonte Norte do Itapicuru para a inauguração do Centro Territorial de Referência da Mulher, sediado na cidade de Senhor do Bonfim-BA.


Local: Centro de Referência da Mulher
Endereço: Praça Juracy Magalhães, 06 – Centro (ao lado da Catedral)
Data: 21 de julho de 2010
Horário: Às 16:00h (04 horas da tarde)


Curiosidade: Por que o Governo "Cuidando da Nossa Gente" escolheu a data 21 de julho para inaugurar o Centro de Referência da Mulher?
Porque dia 25 de julho é dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha e também dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. Portanto, a data 21 de julho foi a data mais aproximada nas agendas de governo para homenagear a mulher latino americana.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Agenda do Centro - mês de julho/2010

O Centro Territorial de Referência da Mulher em Senhor do Bonfim irá atender mulheres dos municípios que formam o Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Elas terão acesso a serviços de profissionais especializados e capacitados para orientá-las no enfrentamento ao processo da violência.

Veja abaixo a agenda do Centro para o mês de julho/2010:
  • Preparação para inauguração:
  • Dia 01 - Elaboração de convites e outros;
  • Dia 09 - Divulgação na Rádio Caraíba;
  • Dia 13 - Divulgação na Rádio rainha FM;
  • Dia 13 - Divulgação na TV Bonfim;
  • Dia 20 - Posse das conselheiras do COnselho Municipal dos direitos da Mulher para compor o pleito no biênio 21010-2011, às 10:00h no Gabinete do Prefeito;
  • Dia 21 - Inauguração do CRM, às 16:00h;
  • Dia 23 - cinedebate, às 14:30h no CRM;
  • Dia 26 -  Segunda etapa da Capacitação da equipe do CRM em Salvador-BA.
A equipe do Centro tem se esforçado no sentido de promover a divulgação dos serviços oferecidos pelo CRM e constatemente a coordenação se desloca em busca de apoio dos diversos seguimentos da sociedade, a fim atingir o maior público possível.

O CRM já vem desenvolvendo atividades internas e externas desde janeiro deste ano, quando foi instituído: promovemos encontro com o território para discussão da pactuação; realizamos a marcha das mulheres no dia 08 de março; foi feito levantamento estatístico do número de violência contra as mulheres em nossa cidade; articulamos a rede de atenção à mulher com os vários seguimentos da sociedade bonfinense e estamos estendendo o convite para o território; estamos enviando uma articuladora territorial para capacitação em SSA com a finalidade de fazer esta articulação; temos buscado de forma intensa, todos os meios de comunicação do município para fazer a divulgação dos serviços do Centro; esforçamos-nos na conquista do prêmio Lélia Gonzalez com efetiva participação no desenvolvimento dos projetos que mediavam a premiação; realizamos também o encontro de homens pelo fim da violência contra as mulheres e estamos na eminência de realizarmos uma vigília em Senhor do Bonfim no mês de agosto com a participação de todo o território.


Os técnicos do CRM já foram capacitados e têm se deslocado para outras cidades em busca de mais conhecimentos, acerca das políticas de gênero.
O CRM estar fazendo diariamente atendimentos individuais de mulheres vitimizadas, acompanhando e orientando estas mulheres na promoção da liberdade de direitos e igualdade de gênero.

Nossa equipe já está preparada. A casa que sedia o CRM, também está pronta. Agora, nossa meta é ampliar os serviços e nos tornarmos protagonistas de uma nova história. De uma história sem violência, da ruptura de toda forma de preconceito e descriminação.

A foto acima foi feita no dia 13/07/2010 numa entrevista do CRM para a Ràdio Rainha FM informando sobre a inauguração do Centro de Referência da Mulher.

Convite - Inauguração do Centro de Referência


PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM-BA
Secretaria Municipal de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Senhor do Bonfim-Ba, comunica a todas e a todos que o Centro Territorial de Referência da Mulher, será inaugurado dia 21 do mês e ano em curso (21/07/2010), às 16:00 horas (dezesseis horas).

O Centro de referência está localizado à Praça Juracy Magalhães, 06 – Centro (à direita da Catedral)

A inauguração do Centro de Referência está sendo esperado pela comunidade bonfinense como um momento histórico, frente aos cuidados que esta Política dispensa às mulheres.

Por este motivo convidamos a todas as pessoas, em especial o Território Norte do Itapicuru para comparecerem a este ato de Glória às mulheres da “Nossa Terra”.

A presença de cada um e de cada uma de vocês faz toda a diferença!