quinta-feira, 18 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O protagonismo dos movimentos sociais de mulheres no mundo inteiro alcançou significativas conquistas e apontou caminhos para a construção da equidade.

Em respeito a esta realidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu, em 2003, a Secretaria Especial para as Mulheres (SPM), como a primeira ação afirmativa dirigida às mulheres em seu gênero.

Outro grande avanço foi a criação da Lei Maria da Penha.
Esses avanços estão relacionados com toda a luta que as mulheres desenvolveram, especialmente a partir da década de 60, com o movimento feminista no sentido de adquirir maior liberdade e direitos iguais.

Sensibilizado com as lutas de gênero e com o advento do Centro de Referência da Mulher a Senhor do Bonfim, o Governo Cuidando da Nossa gente, através da Secretaria de Assistência Social, aplaudiu, laureado, mais um movimento festivo em comemoração às mulheres.

No último dia 08 de março o prefeito Paulo Batista Machado, acompanhado de sua caravana de guerreiros, com apitos e buzinas, saiu em marcha pelas ruas da cidade ao som de uma banda de sopro, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para homenagear suas aguerridas compatriotas.

As ruas ficaram agitadas: “ô abre alas que eu quero passar” (Chiquinha Gonzaga) “Agora chegou a vez vou cantar/ mulher brasileira em primeiro lugar/ mulher de verdade sim, senhor/ mulher brasileira é feita de amor” (Benito Di Paula). Não faltou a alegoria de uma festa aos moldes do grupo “É Tempo de Viver!”, Projeto Municipal de Atendimento à Terceira Idade, que fez frente ao movimento em ritmo carnavalesco.

Rumo ao Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, a Caminhada terminou com a saudação honrosa que os homens fizeram para com suas consortes, em nome das quais, homenagearam as mulheres de Senhor do Bonfim, do Brasil e do Planeta. Para finalizar, todos assistiram a peça teatral "ABC do Preguiçoso, sob a direção de Zumar.

 "Parabéns, Maria josé, precisamos ter a coragem de arriscar para ver as coisas darem certo!" Cochichou dona Fátima no ouvido da amiga. Sábias palavras!

A organização do evento, através da Secretária de Assistência Social, Fátima Brasileiro e da equipe do CRM, por intermédio da coordenadora Maria José Alves, agradecem e parabenizam todas as pessoas que apóiam a luta dos movimentos feministas, especialmente às que se fizeram presentes na marcha das mulheres/2010 em Senhor do Bonfim-BA. A todas e a todos nossos sinceros agradecimentos.





Avante, mulher! Este mundo é todo teu! (equipe CRM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário