quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Salvador integra campanha mundial contra o câncer de mama


A campanha mundial Outubro Rosa contra o Câncer de Mama foi debatida na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (22), às 14h, no Centro de Cultura da Casa. A iniciativa foi do vereador Téo Senna (PTC) que desde o ano passado aderiu ao movimento através da sua página no twitter.


O Outubro Rosa visa enfatizar as iniciativas de enfrentamento ao câncer de mama, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce. “De acordo com o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), o câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde ocorrem a cada ano cerca de 50 mil novos casos, com cerca de 11 mil mortes decorrentes da doença”, esclarece Téo Senna. Ele acrescenta que a maioria dos óbitos é atribuída ao diagnóstico tardio. 

A campanha Outubro Rosa em Salvador chegou à capital baiana em 2009 por iniciativa do Naspec. O movimento deu seus primeiros passos em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). 
“Este ano, diversos cartões postais de Salvador, além de shoppings e hospitais, aderiram à causa, a exemplo do Elevador Lacerda, Shopping Barra, Hospital Santo Amaro, as esculturas Gordinhas de Ondina, entre outros”, diz Téo Senna. 

O Brasil começou a participar da campanha em 2008, com a iluminação cor de rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; da Pinacoteca, em São Paulo; da Ópera de Arame, no Paraná; do memorial de Juscelino Kubitschek e do Palácio Piratini, em Brasília; e da torre da Usina do Gasômetro, no Rio Grande do Sul. No mundo, a campanha iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris (França); e a Casa Branca, em Washington (EUA).

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