quinta-feira, 28 de julho de 2011

2º dia do Seminário de Mobilização das Mulheres rende boas propostas

Foi satisfatório o saldo do segundo dia do Seminário de Mobilização do TPNI que aco
nteceu nesta terça-feira (26) no auditório da Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim. O evento que iniciou ontem congrega o Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres Negras da Bahia e tinha como objetivo reunir representantes dos Movimentos Sociais do Piemonte Norte do Itapicuru para o debate sobre Direitos das Mulheres.

Segundo Maria José Canário, coordenadora do Centro Territorial de Referência das Mulheres (Mãe Sulinha), nesta terça os mais de 70 representantes dos movimentos sociais que estiveram presentes no evento, apontaram as principais carências relacionadas à política de direitos do gênero.

“Além das conferências, a criação de organismos de políticas para a mulher, como no caso as secretarias, foram os principais pontos discutidos” – informou.

Ainda de acordo com Maria José, em todo o Território nenhum dos municípios tem organismos que desenvolvam exclusivamente ações para a Mulher. “Isso significa que o Centro de Referência Mãe Sulinha está fazendo política sozinho, porque tudo o que temos no Piemonte é o Conselho da Mulher, apenas um, o de Senhor do Bonfim” – acrescentou.


Compromisso – Para resolver a problemática foi estabelecido durante o Seminário uma estratégia: todos os representantes das instituições presentes terão como missão, de agora em diante, sensibilizar os gestores dos nove municípios do Piemonte Norte para que neles sejam desenvolvidos os conselhos e as secretarias da mulher. Além disso, sugeriu-se que a manutenção do Centro de Referência que funciona em Senhor do Bonfim seja partilhada entre os demais municípios.


Comissão – Na linha de frente deste compromisso estará a Comissão de Mobilização Territorial que será formada em breve. “Vamos convocar os municípios e vamos formar essa comissão que tem a obrigação de levar todos os conhecimentos adquiridos para sensibilizar os gestores e com isso, criar os organismos de defesa das mulheres”.

Outras questões – Também foram consideradas as propostas de trabalhar no ambiente escola

r a questão de gênero e de raça, a discussão sobre violência doméstica e violência familiar, como também, debater nas instituições de interesse a lesbofobia e a homofobia.

Envolvimento – Ao final do evento, todos se reuniram em um roda de avaliação e compartilharam suas impressões sobre o encontro. Para Maria José que está à frente do CRM o balanço foi positivo. “Senhor do Bonfim participou muito bem, nunca havíamos vivenciado um evento dessa natureza. Muitas organizações participaram: Creas, Cras, órgãos governamentais. A OAB participou pela primeira vez de um evento nosso. As pessoas estiveram aqui com o compromisso de se conscientizar” – concluiu.
Governo Cuidando da Nossa Gente Assessoria de Comunicação

26/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário