quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É TEMA DE CAMPANHA NO CARNAVAL BAIANO

No Carnaval deste ano, os principais pontos de circulação da capital, como rodoviária, aeroporto, porto marítimo e ferry boat serão alvo da mobilização pelo combate à violência de gênero, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). Uma série de ações está prevista, envolvendo entidades do poder público, movimentos feministas e organizações sociedade civil.
As atividades começam já nesta quarta-feira (15), com panfletagem direcionada principalmente ao público masculino, que chega das diversas partes do mundo para curtir a festa momesca. A expectativa é de que 600 mil turistas brasileiros e estrangeiros cheguem à capital baiana para os dias de festa.
No domingo (19), a campanha ganha apoio do tradicional Filhos de Gandhy, através dos 15 mil associados, que formam o conhecido tapete da paz. O laço branco será o símbolo utilizado durante o cortejo, reforçando as vestes indianas e o conjunto de adereços dos foliões. O laço será atado no braço do presidente do afoxé, Agnaldo Silva, pela Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, na Praça Castro Alves.
Além do enfrentamento à violência contra a mulher, a ideia do Gandhy é desenvolver uma série de campanhas de sensibilização durante todo o ano, nas linhas de combate à intolerância religiosa e homofobia, prevenção à AIDS, entre outras. As Filhas de Gandhy, que somam cerca de mil associadas, desfilam no sábado (18) e também serão envolvidas nas atividades.
Outra iniciativa é improtante é a divulgação, durante a Mudança do Garcia, do “projeto antibaixaria”, que prevê a restrição de contratações pelo poder público, de bandas cujas atuações reproduzam mensagens consideradas ofensivas às mulheres. A proposta, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), contará com o apoio de movimentos sociais ao longo do circuito, na segunda-feira (20) da folia.
Observatório da violência – A SPM também atuará apoiando o Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher. Criado em 2006 pela Secretaria Municipal da Reparação Racial (SEMUR), o Observatório é responsável pelo mapeamento dos crimes de racismo e violência contra as mulheres, durante os festejos. Funciona em parceria com outros órgãos governamentais, produzindo, anualmente, um relatório sobre os casos registrados nos diversos pontos de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário