terça-feira, 18 de maio de 2010

CONTRA A VIOLÊNCIA

17/05/2010
Elas ganharam as ruas e conquistaram homens para a Campanha do Laço Branco.

A caminhada do Laço Branco, pelo fim da violência contra a mulher, que neste sábado (15) arrastou mais de 300 pessoas pelas ruas de Senhor do Bonfim obteve grande adesão da sociedade civil e derrubou tabus. Os participantes, mulheres, crianças, artistas e principalmente os de sexo masculino – exibiram fitas brancas com a inscrição “Homens pelo fim da Violência” . No punho, na lapela, no peito “eles não mostraram qualquer resistência”, como escreveu Maria José Canário em relato para a mídia.

A bonita marcha, acompanhada de carros, bicicletas, faixas, bandeirolas, motos e da Banda Mandala Black , foi uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Assistência Social e do principal ator, o Centro de Referência da Mulher (CRM) recém instalado em Bonfim. O apoio de entidades parceiras, destacadamente da Igreja Adventista do 7º Dia, foi decisivo para a qualidade e sucesso do evento.

Panfletos educativos distribuídos fizeram parte da campanha, referenciando a Lei Maria da Penha sancionada em 2006, que tem como objetivo proteger a mulher, prevendo aumento no rigor das punições das agressões por elas sofridas, nos âmbitos domésticos, familiares ou fora deles, bem como assegura às mulheres ampla defesa da cidadania, reafirmando a importância das políticas públicas que colocam fim ao comportamento agressivo que tem levado milhares de mulheres à morte dentro dos seus próprios lares.

A Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Maria José referiu-se a à caminhada como um momento reflexivo que chamou atenção da sociedade para um assunto até então adormecido para os homens bonfinenses. Exaltou o momento como um presente dos homens para as mulheres e espera ganhar o prêmio Lélia González. A premiação é uma recompensa da Sepromi/SPM em resposta à execução das políticas públicas em atenção às Mulheres realizadas durante este mês de maio.

Estavam presentes o Conselho Comunitário de Segurança Pública, a Coordenação do Bolsa Família, a Coordenação do CRAS de Tijuaçu, Cooerdenação do Conselho Tutelar, Clínica Dentária Sorriso, dentre outros. O evento contou com o apoio da locadora de veículos G&A, Igreja adventista e prefeitura Municipal.
A Caminhada aconteceu e foi bonita!
Agradecemos a todos que abrilhantaram a nossa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário