sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Campanha 16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra a mulher

A “Campanha de 16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra as mulheres: a multicampia em ação” é um evento de natureza interdisciplinar, organizado pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade Diadorim (NUGSEX/DIADORIM), que reflete diálogos possíveis entre a Universidade, os Movimentos Sociais e o Estado sobre a questão da violência contra as mulheres em suas múltiplas dimensões interseccionais. Essa ação está articulada à campanha internacional intitulada “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que este ano completa 18 anos de existência, consolidando-se como a mais importante estratégia de sensibilização e mobilização da sociedade no tocante a essa problemática.

Objetivos:

Promover o debate sobre:

• As múltiplas faces da Violência contra as mulheres;

• Situação de violação dos direitos das mulheres homossexuais;

• Ações de enfrentamento à lesbofobia, ao racismo e a outras formas de violência contra as mulheres;

• Favorecer a construção de espaços de diálogo e parcerias interdisciplinares na defesa da Livre Orientação e Expressão Sexual como Direito Humano;

Em parceria com a entidade carioca “Maria Filipa” foi realiza a exposição O que eles levam no peito, uma mostra de camisetas temáticas, constando frases que evidenciam a violência verbal contra as mulheres. A exposição teve seu primeiro momento na Biblioteca Central do Campus I, seguiu para o campus de Conceição do Coité e finalizou na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador. Ao todo, milhares de pessoas que transitaram nestes espaços puderam tomar consciência deste tipo de violência.

Outras relevantes ações da Campanha foram:

As ações:

MESAS-REDONDAS: As mesas-redondas compostas por 3 (três) participantes-expositor@s e um coordenad@r para organizar a exposição e mediar o debate, com duração total de 120 minutos. As mesas foram realizadas nos Departamentos onde estão lotad@s @s docentes envolvid@s no evento, assumindo especificidade particular em cada localidade.

OFICINAS: Foram realizadas duas oficinas:

Oficina de Capacitação de Lideranças na Luta contra a Violência contra as Mulheres, envolvendo membros das diretorias de mulheres dos sindicatos da Construção Civil, das Empregadas Domésticas e dos Comerciários, tendo por foco às múltiplas faces da violência contra as mulheres no ambiente de trabalho;

Oficina de Capacitação de Professor@s da Rede Pública Municipal de Salvador, voltada à instrumentalização do corpo docente das escolas municipais para a discussão do movimento nos espaços de ensino.

As oficinas, foram coordenadas por docentes da UNEB, contando com especialistas de outras instituições. A metodologia da oficina compreendeu as etapas de interação, reflexão e produção. O produto realizado nas oficinas foi exposto à comunidade.

EXPOSIÇÃO: Mostra de camisetas que expressam a representação popular sobre o universo feminino, contendo dizeres depreciativos com relação à condição da mulher no cotidiano da urbis. A mostra foi organizada pela ONG Maria Felipa – RJ.

MURAIS: O evento se articula ao Sistema de Biblioteca da UNEB (SISB/UNEB), que irá atuar como elemento de difusão em todos os campi da Instituição no tocante a divulgação da campanha, bem como na organização de mostras de filmes e na elaboração de murais informativos sobre a temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário