quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CRM se reúne com a Coordenadoria da Polícia Civil

Aconteceu, na sexta-feira, dia 28 /01/2011 a segunda reunião do CRM na Delegacia Regional de Polícia (Senhor do Bonfim) com a presença do Dr. Felipe Néri, Coordenador da 19ª COORPIN. A reunião teve por objetivo o envolvimento da Rede de Apoio e Atenção à Mulher na discussão do alto número de queixas feitas por mulheres naquela Depol contra seus agressores.

Segundo o Dr. Felipe o número de queixas registradas por mulheres ultrapassa a média de 80% de todas as ocorrências registradas na Delegacia. Em comentário a este assunto, o investigador Gener nos informou que o número de queixa feito por mulheres só fica abaixo do número de registro por perda de documentos.

Para Dr. Guerra, Delegado Plantonista, que também participou da discussão – o Estado precisa ser mais presente no aparato da Lei Maria da Penha frente o amparo das mulheres queixosas no retorno ao lar. “Após dá a queixa a mulher volta para casa sabendo que vai se deparar com o agressor, que possivelmente, vai estar ainda mais violento”, disse o Delegado. “Ela não tem para aonde ir. A queixa dada não impede o agressor de matá-la quando esta retornar ao lar”. Completou.

Espantosa, foi a coincidência dos registros feitos naquela data: cinco mulheres estiveram na Depol, naquele dia, dando queixa de seus companheiros por agressão física.

“Trabalho em outras Depol, contudo, em tantos anos de trabalho, nunca registrei tantas queixas de mulheres vítimas de agressão por seus companheiros”, afirmou um agente, ao qual não será revelado o nome. “Tem algo errado com os homens desta cidade”, concluiu o plantonista.

Diante da afirmação do agente, o CRM tem uma única certeza: é necessário e urgente um trabalho de Rede que envolva todos os seguimentos da segurança pública, saúde e educação para que se possa amenizar a dor destas mulheres e se faça cessar o ciclo de violência doméstica ao nosso derredor.

A reunião teve a participação do CRM (Centro de Referência da Mulher, CRÁS (Centro de Assistência Social) e Polícia Civil. A primeira aconteceu em dezembro de 2010 com as presenças do CMDM (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher) e da Delegada, Bel. Cristina.

No dia 07 de fevereiro, em retorno àquela Depol, a coordenadora, juntamente com advogada do CRM, observaram mais uma vez as possibilidades e condições de trabalho e estão no aguardo de uma resposta do Dr. Felipe Neri para realizar um trabalho de conscientização e mobilização com as mulheres queixosas.

A próxima reunião está agendada para o dia 10 de fevereiro.

Por: Maria José



Nenhum comentário:

Postar um comentário