terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CIÚMES

Por sua natureza e seus efeitos, o ciúme se aproxima da inveja. Porém, entre ciúme e inveja permanecem algumas diferenças. Na inveja, sentimos que outros possuem um bem que desejamos para nós, enquanto no ciúme defendemos um bem que julgamos nosso e que não desejamos ver partilhado com outrem.

Ciúme é comparação. Fomos ensinados e condicionados a comparar. Ciúme é o subproduto do condicionamento da comparação. De outra maneira, se você deixa de comparar, o ciúme desaparece. Você não se compara com os pássaros, com os rios, com as montanhas; você só se compara, apenas com os seres humanos, porque você foi condicionado a só se comparar com os seres humanos.

A comparação é uma atitude muito tola, porque cada pessoa é única e incomparável. Uma vez que esse entendimento se estabelece em você, o ciúme desaparece. Cada um é único e incomparável. Você é apenas você mesmo: ninguém nunca foi como você, e ninguém nunca será como você. E você também não precisa ser nenhum outro.

Um grupo de galinhas estava no quintal quando uma bola de futebol passou por sobre a cerca e caiu no meio delas. Um galo chegou gingando, estudou-a, e então disse, "Não estou reclamando garotas, mas vejam o trabalho que eles estão fazendo no vizinho ao lado".

Por causa do ciúme criamos um ciclo vicioso de desejo do que é alheio e nos tornamos muito medíocres e artificiais: fingimos ser o que não somos e que jamais seremos, Imitamos os outros e competimos com nós mesmos. Desenvolvemos um personagem fraco, fictício, capaz de ser substituído por qualquer protagonista imediato. A tristeza e a baixa autoestima são as principais companhias nas horas de reflexão.

A pessoa ciumenta vive num inferno mergulhado em tesouros obscuros, impossibilitados da saciedade. Pare de comparar e o ciúme, a mediocridade e a falsidade desaparecem. Só você só pode deixar os seus tesouros íntimos começarem a crescer; não existe outra maneira. Cresça, torne-se um individuo mais autêntico. Ame e respeite a si mesmo do jeito que você é. Sejamos como as crianças que constróem seu próprio castelo e acreditam no potencial da sua obra.

Portanto, acredite em você mesma e não deseje o que não lhe é afável.

Um comentário:

  1. É verdade, vivo esta realidade por parte do meu companheiro e não está sendo fácil. Você se sente sufocada e sem estimulos mas é preciso buscar uma força que nem você mesma sabe que tem e tomar a decisão que lhe fará de fato feliz. é o que estou tentando fazer.
    Abraço

    ResponderExcluir