terça-feira, 26 de abril de 2011

Homenagem a Mãe Sulinha

 
 
DONA SULINHA


Nascida nesta cidade a 02.02.1901 filha de Manoel Gonçalves da Silva e Maria Soares da Silva, recebeu o nome de sua mãe MARIA SOARES DA SILVA. Casada com Francisco Simões da Silva, teve quatro filhos: Genário, Jair, Juracy e Jandira.

Iniciada sua profissão de Enfermeira-parteira por Dr. Antonio Gonçalves, seu mestre, amigo e conselheiro, do qual recebeu ensinamentos, apoio e especialmente o exemplo na difícil e sublime missão de minorar a dor do próximo.

Trabalhou durante cinqüenta e cinco anos, quarenta dos quais no antigo hospital de caridade Nossa Senhora da piedade, na época chamada de Hospital da Caridade, pois atendia quase que só indigentes. Nesse hospital exerceu ao mesmo tempo as funções de: Diretora, Enfermeira, Parteira, às vezes cozinheira, Servente e até lavradora, quando utilizava áreas para plantio de legumes que eram depois utilizados na alimentação dos internos por falta de verbas que suprissem essa necessidade. Exerceu também função religiosa, pois ali foram por ela batizados muitos recém-nascidos. Nenhum agonizante deixava de ter o conforto das orações em seu leito da morte.

Foi funcionária Pública Federal como Enfermeira da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos ferroviários, entidade que depois foi incorporada ao INPS, onde se aposentou com trinta e cinco anos de trabalho integral. Também como Enfermeira Parteira serviu à comunidade bonfinense e lugares vizinhos, atendendo a todas as pessoas que a procuravam, desde o mais humilde ao mais agraciado, tendo às vezes que ir a lugares distantes, aonde não ia médicos, transportados no lombo de um animal.

Por iniciativas de algumas senhoras da cidade de Senhor do Bonfim-BA, em fevereiro de 1961 recebeu uma medalha de ouro, homenagem das mães bonfinenses, em sessão solene ocorrida na Sociedade União Recreio. Em 23/02/1970 recebeu o Diploma de honra ao mérito, homenagem do Rotary Club, na gestão dos senhores João Santana e Valdomiro José de Araújo.

Muito religiosa, católica, praticava sua fé com atos de caridade e muito amor ao próximo. Confiava em São José e Santa Rita como seus advogados junto a Deus. Faleceu aos 78 anos de idade em 14 de novembro de 1979.

Por ocasião das comemorações do centenário da cidade de Senhor do Bonfim, em homenagem póstuma, a ela foi conferido o diploma de Honra ao Mérito, por serviços prestados à comunidade. Em 21 de julho de 2010, Mãe Sulinha, foi homenageada, mais uma vez, quando emprestou seu nome para denominar o Centro Territorial de Referencia da Mulher, sediado em Senhor do Bonfim-BA.

Dados fornecidos por Jandira Soares (filha)

Portanto, Mãe sulinha, deixa o exemplo de uma mulher guerreira que muito lutou pelo povo da sua terra e região. O seu reconhecimento é mais do que merecido. (grifo nosso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário