quarta-feira, 13 de abril de 2011

Caminhada "Por uma Vida sem Violência"!

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – (74) 3541- 8329.
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim - BA

08/04/2011


Mulheres caminham “para a sociedade pensar o fenômeno da violência”
Alertas, sonoridade e alegria caracterizaram a caminhada Por uma vida sem violência organizada pelo Conselho Municipal Direitos da Mulher e pelo Centro de Referência da Mulher “Mãe Sulinha” (CRM) nesta sexta-feira (8) em Senhor do Bonfim. Viatura do Corpo de Bombeiros à frente, o desfile ofereceu cena chamativa pela grande quantidade de instituições e comunidades locais e regionais integrantes.

Caminhando lentamente, cantando músicas escolhidas e fazendo apitaço pelas ruas do centro, o movimento iniciado às 16h30 enfrentou chuva repentina e recebeu aplauso popular. Segundo a Coordenadora do CRM, Maria José Canário, o objetivo principal é despertar a atenção da comunidade social para pensar o fenômeno da violência e ressalvou que o evento cumpre também a conclusão do Projeto Março Mulher, agendado pela Secretaria de Promoção e Igualdade do Estado da Bahia.

Entre faixas e fila de veículos oficiais e particulares, o prefeito Paulo Machado a manifestou a confiança da força e importância do movimento em Senhor do Bonfim. “Sem o apoio de mulheres lutadoras como Maria José e Neide Pirulito além de outras guerreiras, cada uma na sua função, nós não teríamos tantas conquistas, temos que tentar desmasculinizar a sociedade e abrir cada vez mais espaço para as nossas mulheres”.

Erasmo Carlos – A caminhada terminou no ponto de onde partiu: a sede do CRM, aberto no expediente normal para atender todas as mulheres que se sentirem agredidas ou discriminadas. A Secretária de Educação, Maria das Neves, chamou a atenção para os casos de violência e a necessidade de fazer cumprir a Lei Maria da Penha. Disse que “só um governo popular e democrático é capaz de oferecer atenção necessária à mulher” e que Bonfim hoje puxa a luta das mulheres nos municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru. Na concentração, os participantes fizeram um minuto de silêncio em pesar pelas vítimas do genocídio que houve em Realengo, no Rio de Janeiro. Também entoaram música de Erasmo Carlos: “Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda. Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com ela”...

Entidades – A Marcha das Mulheres Por uma Vida sem Violência teve muitas presenças: Polícia Civil, Polícia Militar, associações de moradores do Alto da Maravilha e Pêra, Conselho de Segurança Pública, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Integração, agentes comunitários de saúde, CRAS do Alto da Maravilha, Igara e Tijuaçu, Inclusão Produtiva, Pró-jovem, Projeto é Tempo de Viver! (Centro e Alto da Maravilha), Associação Quilombolas, Associação Feminina, Gabinete do Prefeito (representado por José Gonçalves, que também representava a Academia de Letras), Associação Comercial, Câmara Municipal (vereadores Carlos de Tijuaçu e Tavinho da Pêra), Semas, CRAS e CREAS de Jaguarari, Jornal Manchete (Campo Formoso), Rádio Rainha FM, Ascom (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bonfim), Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaguarari (Gorette Lopes).


Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social



Um comentário: