quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TJ cria coordenadoria especializada para mulheres

TJ cria coordenadoria especializada para mulheres vítimas de violência doméstica.



Instituído por meio de decreto judiciário e publicado na edição desta segunda-fera do Diário da Justiça Eletrônico, a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar é mais uma ação do Tribunal de Justiça em defesa das mulheres. 

A nova unidade, originada a partir da Resolução nº 128, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece a criação das coordenadorias nos tribunais de Justiça Estaduais, será responsável por elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário na área do combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres.


A coordenadoria terá, também, a incumbência de promover a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais, além de atuar sob as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça em sua coordenação de políticas públicas a respeito do tema.


A equipe multiprofissional da nova unidade, vinculada  à Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais, terá em sua composição, preferencialmente, servidores do Tribunal. A coordenadoria nasce no mesmo mês em que a Lei Maria da Penha, criada  para garantir dos direitos e proteção das mulheres, completa cinco anos de vigência.


Também por meio de decreto judiciário, foram designadas a juíza de direito Graça Marina Vieira da Silva, na função de coordenador, e as juízas de direito Márcia Nunes Lisboa, como representante da capital, e Patrícia Didier de Morais Pereira, como representante do interior, para atuarem na Coordenadoria.


 Rigor – A Lei nº 11.340, mais conhecida como Maria da Penha, promoveu mudanças acerca dos direitos femininos. Dentre elas, o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. Desde então, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia tem promovido ações de conscientização dos direitos das mulheres e de incentivo à legislação federal.No ano passado, o Tribunal participou de uma campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, na qual um vídeo institucional com duração de 30 segundos foi veiculado nas emissoras de tevê aberta em todo território nacional. 
Texto: Ascom TJBA (cedido gentilmente por Sandra Evangelista - Advogada do CRM)

sábado, 27 de agosto de 2011

Quebrando o Silêncio

O Centro de Referência da Mulher (CRM) participou, hoje, sábado (27)  da passeata da Igreja Adventista do 7º Dia em Senhor do Bonfim-BA, intitulada "Pare, agora, com isso!". A caminhada teve por objetivo chamar atenção da comunidade para pensar o fenômeno da violência como algo destrutivo no contexto atual. "Estamos em tempos de paz e por isso buscamos cultivá-l. Agora é o momento de pararmos com a violência." Disse o pastor Fagundes, administrador da Igreja.

O CRM, também participou da manifestação, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Senhor do Bonfim (CMDM). "Depois de tanta informação na mídia e nos meios de comunicação, não cabe mais a prática da violência doméstica." Disse a coordenadora do CRM, Maria José Alves. O CMDM deu sua contribuição representado pela conselheira Dária Cristina, que expôs duas faixas com o lema do Conselho."Somos todos responsáveis pela paz e pelo fim da violência", disse a conselheira. 
A passeata terminou às 11horas da manha e contou com a presença do Corpo de Bombeiro da Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito que cuidaram da segurança dos manifestantes da PAZ. "A todos que participaram do manifesto o nosso muito obrigado e continuem assim, pois a diferença está na atitude", disse a coordenadora do CRM ao se despedir do grupo.

Quebrando o Silêncio

O Centro de referência da mulher

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ciclo de palestras

O Centro de Referência da Mulher "Mãe Sulinha" está realizando ciclos de palestras no município de Senhor do Bonfim e microrregião com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo CRM e o esclarecimento a respeito da lei Maria da Penha no combate a violência doméstica e familiar. Durante este mês de agosto, o CRM já realizou seis palestras. Uma média de duas palestras por semana.

Atividade
Aos dezessete dias do mês de agosto do corrente ano, a psicóloga do Centro de Referência da Mulher – Mãe Sulinha realizou uma palestra na Associação de Proteção e Orientação a Crianças e Adolescentes de Senhor do Bonfim - APOCASB.

Na palestra foi abordado o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher. O convite foi iniciativa da Srª Fernandira, presidente da Associação e teve como público as mulheres – mães das crianças e adolescentes beneficiários da Instituição.  A atividade ocorreu no próprio espaço da associação, contou com a presença de 11 mulheres e teve por objetivo a orientação no combate à violência doméstica e familiar, bem como, a importância do equilíbrio familiar.

Tema
Além do tema acima citado, foram abordados temas como: a construção histórica do poder patriarcal (machismo), o ciclo da violência, tipos de violência, prevenção e as formas de tratamento. Também fora explanado a importância e o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar deste Centro de Rferência.

Senhor do Bonfim/BA, 18 de agosto de 2011.
por: Roseane Cristina da Silva Rocha (Psicóloga do CRM)

1ª Sensibilização Feminina contra Violência Doméstica

CRM participou nesta quarta-feira (17) da 1ª Sensibilização Feminina contra Violência Doméstica no Alto da Maravilha

Mulheres residentes no bairro bonfinense Alto da Maravilha participaram nesta quarta-feira (17) da 1ª Sensibilização Feminina contra a Violência Doméstica, Racial e de Gênero que aconteceu na Escola Municipal Mariano Ventura (CSU).

Conscientizando – O evento organizado pela associação Núcleo de Desenvolvimento Social –(NUDESC) com apoio do Governo Cuidado da Nossa Gente teve por objetivo principal conscientizar as mulheres do bairro sobre o tema da violência doméstica e instruí-las sobre formas de proteção: como reagir em caso de agressões no lar e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006.

Esta e outra informações foram repassadas em uma palestra ministrada pela coordenadora do Centro de Referência Mãe Sulinha do Território Piemonte Norte do Itapicuru, Maria José Canário que também falou sobre a realidade das mulheres na região. “A violência contra a mulher nos lares ainda é muito grande. Sabemos que há mulheres que são vítimas de violência doméstica, mas ainda não têm coragem de denunciar. Estamos aqui para quebrar este tabu perante a sociedade, dando orientação e elevando a auto-estima delas com apoio psicológico e judicial” – relatou.


Prestação de serviço – Além da palestra as moradoras do bairro aproveitaram diversos serviços disponibilizados durante o evento, tais como: cortes de cabelo e limpeza de pele. Sorteio de brindes, dinâmicas em grupo e um almoço também fizeram parte da programação e animaram as participantes.

Governo Cuidando da Nossa Gente Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CRM participa de reunião com bancada política da Bahia na UPB

O Centro Territorial de Referência da Mulher- Mãe Sulinha participou nesta quinta-feira (11) de um encontro sobre a "Mulher na Política Baiana".  O encontro foi organizado pela União dos Municípios da Bahia - UPB, em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres e a Comissão do Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa.

Presenças:
O debate foi mediado pela Deputada Estadual Luíza Maia e pela Secretária de Política para as Mulheres do Estado da Bahia - SPM-BA, Vera Lúcia Barbosa.
Fizeram parte da mesa a senadora Lídice da Mata, a Deputada Federal, Alice Portugal e as prefeitas Moema Gramacho (Lauro de Freitas) e Maria Quitéria (Cardeal da Silva).

 Pauta:
  1. Reforma Política; e
  2. Conferências Municipais dos Direitos da Mulher.
O encontro aconteceu no auditório da UPB, às 14:00h e contou com a presença de lideranças políticas de todo o Estado da Bahia. Como já é de se esperar, o município de Senhor do Bonfim marcou presença representado pela Assessora Adriana Lima (em nome do Prefeito Dr. Paulo Batista Machado e da Secretária de Assistência Social, Maria de Fátima Souza Brasileiro) e Maria José Ferreira Alves representando o Centro Territorial de Referência da Mulher.

Impactos:
Agora, estas duas mulheres tem a missão de transmitir, orientar e discutir com as outras mulheres e lideranças políticas a trajetória das mulheres rumo a realização das conferencias municipais, a confecção do plano de políticas para as mulheres 2012-2015 e o engajamento das mulheres nos espaços políticos (empoderamento da mulher).

Nosso Lema:
"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres". Rosa Luxemburgo

Por: Maria josé

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Equipe Técnica do CRM capacita ACS da Sede e da Zona Rural

Nesta última quarta-feira (03) a equipe técnica do Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha, capacitou 60 Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação objetivou a implementação do Plano Municipal de Ação do CRM visando uma abordagem mais apurado na identificação da violência doméstica por parte dos ACS no serviço de campo.
A capacitação ocorreu no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, direcionada para os ACS da sede e do Distrito de Tijuaçu.  Na sequência, dia 04 do mesmo mês a equipe capacitou mais 14 ACS do distrito de Igara.
Nos próximos dias 18 e 25 do corrente mês serão capacitados os ACS do Distrito de Missão do Sahy e Carrapichel sucessivamente, com previsão para capacitar mais 25 ACS totalizando em 90 ACS ao todo capacitados.