domingo, 25 de novembro de 2012

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres



Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional para o Fim da Violência contra as Mulheres. Este dia é comemorado desde 1981. A data é uma homenagem às irmãs Mirabal, ativistas políticas assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana, em 25 de novembro de 1960.

No Brasil, como afirma a Campanha Mulheres e Direitos, a cada 5 minutos uma mulher é agredida. Em 80% dos casos, o agressor é o marido, companheiro ou namorado. A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos, vamos Quebrar o Ciclo da Violência à Mulher!

Leia a mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para a data:

"Milhões de mulheres e meninas em todo o mundo são agredidas, espancadas, estupradas, mutiladas ou até mesmo assassinadas, atos que constituem violações atrozes dos direitos humanos. Do campo de batalha para a casa, nas ruas, na escola, no local de trabalho ou na sua comunidade, cerca de 70% das mulheres sofrem de violência física ou sexual em algum momento de sua vida. Um quarto de todas as mulheres grávidas é afetado.
Muitas vezes, os perpetradores ficam impunes. Mulheres e meninas têm medo de falar por causa de uma cultura de impunidade. Devemos combater o sentimento de medo e vergonha que pune as vítimas, que já sofreram o crime e agora enfrentam o estigma. São os criminosos que devem se sentir desonrados, e não as suas vítimas.
A minha campanha ‘UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ está atraindo e envolvendo governos, organizações internacionais, grupos da sociedade civil, meios de comunicação e cidadãos comuns. No ano passado, quando a UNA-se perguntou a jovens de todo o mundo como eles pretendiam ajudar a promover esta importante causa, fiquei muito animado com as respostas.
Muitos jovens pediram o fim da ignorância. Eles disseram que não devemos tolerar atitudes negativas. Eles exigiram que levantemos nossas vozes para promover os direitos humanos, e juntemos forças para ajudar as vítimas. Um jovem disse simplesmente que os meninos poderiam combater a violência contra as mulheres “crescendo para se tornarem pais responsáveis e maridos respeitadores”.
A ONU está trabalhando em todas essas frentes. Estamos sensibilizando as pessoas através de programas de informação pública. O Fundo das Nações Unidas para Eliminar a Violência contra as Mulheres só este mês anunciou planos de desembolsar 8 milhões de dólares para iniciativas locais em 18 países. Membros da minha crescente Rede de Homens Líderes estão fazendo face à violência através da sensibilização pública, defendendo melhores leis e a responsabilização dos governos.
À medida que construímos sobre estes esforços, devemos opor-nos fundamentalmente à cultura de discriminação que permite que a violência continue. Neste Dia Internacional, apelo a todos os governos que cumpram suas promessas para acabar com todas as formas de violência contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo, e exorto todos a apoiar este importante objetivo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário