segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SJCDH realiza Seminário em Comemoração ao Novembro Negro


Em alusão a um dos maiores heróis do povo brasileiro, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH vai realizar na próxima terça e quarta-feira (06 e 07/11) no Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital, o 1º Seminário Luís Gama de Cidadania e Direitos Humanos.
O evento destinado a Estudantes, Professores e sociedade civil tem o objetivo de fortalecer discussões na promoção da Cidadania e Direitos Humanos no Estado da Bahia, e faz partes das comemorações do Novembro Negro, mês da consciência negra.
A abertura oficial do seminário será no dia 6/11 às 19h pelo secretário da Justiça, Almiro Sena.  No dia seguinte a partir das 8h30, os participantes terão a oportunidade de ampliar as discussões e adquirir conhecimento sobre a importância do Dia da Consciência Negra com diversos especialistas no assunto. Os palestrantes são Elias Sampaio, secretário de Promoção da Igualdade Racial- SEPROMI, João Jorge presidente do Olodum, e Hélio Santos, professor da Fundação Visconde de Cairu.
O homenageado
Luís Gonzaga Pinto da Gama nasceu na Bahia, no século 19. Patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras, poeta e jornalista. Como advogado, conseguiu a liberdade de mais de 500 escravos, tornando-se um dos mais combativos abolicionistas da história. É dele a frase: “Perante o Direito, é justificável o crime do escravo perpetrado na pessoa do Senhor”. Sua principal obra foi “Primeiras trovas burlescas de Getulino”, de 1859, onde se encontra a sátira “Quem sou eu?”, também conhecida como Bodarrada.

--
Assessoria de Comunicação SJCDH
4ª Avenida, nº 400 – CAB
(71) 3115 - 4118/ 4159 / 3116-8549 (Procon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário