terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AMBIENTES COLABORATIVOS

Todo tipo de ambiente influencia em nosso desenvolvimento: para melhor ou para pior. A diferença é se o ambiente é colaborativo (positivo) ou nocivo (negativo).

Vamos ao detalhe. No ambiente nocivo, temos a falta de regras claras, o excesso de vaidade e ciúmes em relação a resultados (aparentes) e praticamente uma barreira em relação ao desenvolvimento de ações e soluções práticas. Em todo esse ambiente impera a sensação de permissividade perversa, onde o que importa são ações isoladas de alguns em detrimento de ações conjuntas e de melhoria para todos.

Já dentro de um ambiente colaborativo, temos o desenvolvimento do que chamamos de melhores práticas, que são as ações positivas. Mas o que é uma ação positiva? Simples, caríssimos gafanhotos, são nossas atitudes em prol dos outros. Podemos chamar de serviço. Servir para ser servido. Fazer para o outro aquilo que gostaríamos que fizessem para nós.
(...)
Agora, como desenvolver nossas capacidades dentro de um ambiente nocivo? Como passar pelo turbilhão de barreiras que são impostas dentro de um ambiente sem regras claras, sem direcionamento a resultados, sem gestão? Onde é permitido que indivíduos usem de trapaça, de fofoca, de práticas espúrias? Onde se tenha uma verdadeira quadrilha voltada à manutenção desse tipo de ambiente?

 Simples. Passe a observar o ambiente. As pessoas. Veja como elas estão perdidas mesmo com tarefas determinadas. Muitas simplesmente não cumprem o planejado, se acham “intocáveis” por diversos motivos. A tarefa que você deverá desenvolver será a pura e simples observação. Analise cada pessoa em relação ao que diz versus o que faz versus o que escreve. Saiba que ninguém mantém um personagem por muito tempo. Essas características, uma vez analisadas, vão lhe garantir novos aprendizados. Como “não fazer” tal coisa. Como “não agir” com as pessoas. E por aí vai.

Saiba que o ambiente positivo será sempre menos cansativo que o nocivo. No nocivo, gastamos energias vitais em observar as pessoas, em observar o ambiente, em elucubrar [sobre] o que poderá nos prejudicar, etc. No positivo, colaborativo, essa energia vital será gasta em tarefas nobres, como o desenvolvimento de um novo produto, no desenvolvimento de um novo estagiário. Garanta agora o início de um bem-estar a mais para você. Comece com um simples “bom-dia” quando chegar ao trabalho ou até quando acordar, com as pessoas de casa. Problemas existirão sempre, mas só se manterão se não tiverem solução.
[...]
Então, a melhor forma de agir será sempre com o foco em servir: servir para ser servido.


ANUNCIAÇÃO, Marco. Ambientes colaborativos.



Disponível em: .


Acesso em: 3 mar. 2008. (Adaptado


Matéria cedida gentilmente por José Gonçalves (Poeta).
A foto acima e de José Gonçalves e Maria José.

Um comentário:

  1. É...Gonçalves, bons conselhos, pois apontar o dedo, não é bem a solução... hahaaaha

    (Maria José)

    ResponderExcluir